Como será isto possível quando 90% do empresários portugueses tem apenas um nível de escolaridade até ao 6º ano? Sem formação dos empresários de que vale a formação dos empregados? O exemplo deve vir de cima.
E quanto à educação, que volte, agora para toda a gente, porque precisamos de todos, o rigor que nela já existiu. Hoje assiste-se inclusivamente a alunos que fazem os testes em casa e os entregam por E-Mail ao Professor.
Como é possível dar-mos a volta à máxima "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço", que contraria os objectivos do citado Conselho Europeu?
Que comentário vos assiste?
A formação dos empresários, pode não ser um factor critico de sucesso nas empresas. De resto temos vários exemplos de empresários com fraca formação profissional de base, e com o TALENTO e a PERSONALIDADE necessárias para conseguirem alcançar o sucesso.
ReplyDeleteMais do que DAR FORMAÇÃO aos empresários o importante seria DAR OPORTUNIDADE aos que mostrem ter as caracteristicas pessoais e profissionais para o serem.
Seja como for com os actuais niveis de burocracia, qualquer empresário seja de que nivel for, só terá sucesso se "alinhar" na corrupção instalada, caso contrário não há CARACTER OU NIVEL DE FORMAÇÃO QUE LHE VALHA!
O Estado português coadjuvado pelo ESTADO SOCIAL EUROPEU, tornou a economia europeia mais regulada que a economia soviética no tempo da guerra fria. O objectivo é o mesmo, colocar o "povo" ( empresários, trabalhadores, estudantes, etc..) ao serviço numa "NOMENKLATURA"de priviligiados que antes de serem uma elite, são acima de tudo um bando de AUTO-GOVERNADOS, que expelem leis e regulamentos com o unico intuito de perpetuarem o ciclo que lhes permite irem-se mantendo nas cupulas do sistema. Os empresários são uma pequena peça do puzzle, e mesmo os grandes empresários, já perceberam que com este ESTADO DE COISAS, investir se tornou há muito um exercico da mais pura sobrevivencia.
Sim a maioria dos empresários portugueses, sublinhe-se empresários dos 40 aos 60 anos, não tem a formação devida para lídar com problemas quotidianos e criar estratégias para um melhor desempenho empresarial.
ReplyDeleteO ideal para recrutar pessoal especializado nestas áreas (Gestão, Economia, Recursos Humanos), além de que há muito pessoal destas áreas que está desempregado, assim combatia-se o desemprego, dando formação a estes empresários.
Relativamente ao lugar onde estas se deviam de realizar, acho que as empresas são os melhores locais.