Saturday, 15 August 2009

A contínua procura de soluções para a Abstenção - O Voto Electrónico

Think Tankers: O que me dizem de implantar-mos em todo o país um sistema de voto electrónico em que onde quer que eu me encontre no dia de qualquer eleição tenha um serviço de mensagens que identifica o local onde estou a meu pedido e me diz o espaço mais próximo onde se encontrem "mesas de voto".

Apresentamos o nosso cartão de cidadão, votamos com rapidez e eficiência e temos o nosso dever cívico cumprido.

Com o nosso expertise em informática, já internacionalmente reconhecido, não seria sequer um desafio difícil levar à prática este sistema.

Digo-vos que tenho imensa curiosidade em vê-lo implantado e quais os seus efeitos na abstenção, que penso no mínimo poderiam baixar a abstenção para metade.

A mero título de exemplo pense-se no Açoreano que se encontra em Lisboa a estudar, já agora no final de Setembro e que para votar tem que ir aos Açores. O mesmo se diga para a Madeira. É absolutamente abstruso este status quo.

Se não proceder a ideia do voto electrónico por se pensar que não estarão garantidas a fiscalização e o ritual de responsabilização que deve assistir ao acto de votar, mantenha-se o voto em papel, mas não se impeça cada um de votar onde estiver no dia de voto.

O que vos parece?

1 comment:

  1. A ideia em si é interessante, e teria todo o enquadramento no " Simplex " do Sr. InGinheiro ;-). Acho todavia, que o problema da abstenção possui raízes mais profundas que isso. Na realidade penso que se baseará no descrédito absoluto dos políticos e das suas políticas. No geral estes servem-se da política, ao invés de a servirem. Enquanto assim for, não haverá, decerto, redução na abstenção.

    ReplyDelete